Workshop É Preciso Ousar Para Crescer foi à vitrine das melhores experiências com palestrantes de nível internacional

Da terra que já teve a sua origem com o nome Pedra das Abelhas, atualmente o município de Felipe Guerra de pouco menos de 6 mil habitantes tem 454 cavernas catalogadas e maior quantidade de cavernas em terras potiguares.

O município de Felipe Guerra, localizado na região Oeste Potiguar, e distante da segunda maior cidade do estado, Mossoró, vivenciou nesta última quarta-feira (15),durante a realização da primeira edição do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer, idealizado e realizado pelo o projeto Lajedo do Rosário, um dia das melhores experiências com cases de sucessos com palestrantes notadamente com reconhecimento nacional e internacional no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Felipe Guerra/RN.

Da terra que já teve a sua origem com o nome Pedra das Abelhas, atualmente o município de Felipe Guerra de pouco menos de 6 mil habitantes tem 454 cavernas catalogadas e maior quantidade de cavernas em terras potiguares.

O estado do Rio Grande do Norte é considerado o quarto maior do Brasil em quantidade de cavernas. Os imensos potenciais turísticos no Rio Grande do Norte para os turistas ou visitantes apreciarem as suas vastas opções entre elas, do ecoturismo, turismo de aventuras, de serras e montanhas.

Pela manhã como parte da programação do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer, os palestrante e representantes dos órgãos públicos parceiros do Projeto Lajedo do Rosário foram fazer uma visita técnica a Caverna dos Crotes, localizada na zona rural do município de Felipe Guerra, no Lajedo do Rosário.

Reunindo conceituados palestrantes de saberes e diversos conhecimentos, o Workshop É Preciso Ousar Para Crescer debateu temas vitais ligados diretamente ao progresso para a geração de empregos, rendas e o desenvolvimento de uma maneira mais ampla.

Para o Diretor Executivo do Projeto Lajedo do Rosário, Salomão de Medeiros Leite;“A primeira edição do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer foi um evento que ficou coroado pelo alto nível dos palestrantes e participantes, pessoas que vieram ter maiores aprendizados e conhecimentos de quatro temas que estão interligados para o desenvolvimento como um todo seja de uma cidade, estado ou país”, ressaltou ele.

Com a temática de quatro principais assuntos, apresentando resultados práticos e novos caminhos para uma nova era, Workshop É Preciso Ousar Para Crescer exibiu para um público seleto a realidade do que é prático no Turismo, Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo,Sustentabilidade,especificamente para o estado do Rio Grande do Norte que pouca gente sabe, possuindo imenso potencial espeleoturístico.

Já no período da tarde,o Prefeito de Felipe Guerra,Salomão Gomes de Oliveira esteve saudando os palestrantes e participantes ao enumerar o que o Governo Municipal de Felipe Guerra fez no sentido de dar total a assistência para que a Caverna dos Crotes fosse a primeira caverna com licenciamento ambiental,como também esteve ao seu lado, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico,Turismo e Eventos, vice-prefeito Ubiracy Pascoal.

Contando com o patrocínio de empresas consolidadas no estado do Rio Grande do Norte, a exemplo do Grupo Ster Bom e do Grupo TCM Telecom, o evento contou com o apoio da Fecomércio/RN,Senac/RN,Governo Municipal de Felipe Guerra,ICMBIO/CECAV, Aguas Club (Felipe Guerra/RN), Top Impress (Apodi/RN), Sebrae/RN e Pousada Recanto Alto da Serra (Portalegre/RN).

Segundo o Diretor Técnico do Sebrae/RN, João Hélio Cavalcanti ;“É preciso que as pessoas possam vim beber na fonte dos ensinamentos e dos aprendizados do que está sendo mostrados no dia de hoje no Workshop É Preciso Ousar Para Crescer”,afirmou ele ao fazer um relato do nível dos palestrantes e das empresas e órgãos públicos que participaram ativamente do evento.

A diretora do Grupo TCM, Stella Maris, também ministrou palestra na programação, que aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, em Felipe Guerra. O tema contemplado foi “O cuidado com o meio ambiente e as suas riquezas na promoção da sustentabilidade”. Contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região, Stella destacou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), dentro da Agenda 2030, e também comentou a importância da TCM estar presente neste momento.

O palestrante e Doutor em Turismo pela UFRN,Marcelo Milito que é Ganhador do premio Nacional de Turismo categoria qualificação 2018), Sirio (ganhador do premio turistech 2021) e DEL (com destinos premiados pela Green Destinations 2020, 2021, 2022 e 2023) ,Representando a Fecomércio/RN e Senac/RN,ele este levando ao conhecimento dos participantes em sua palestra Selo internacional de sustentabilidade Turistica Green Destinations. Participantes da Rede DEL Turismo – programa desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN e Instituto Del, por meio do Senac podem aderir ao programa e com isso ingressar no caminho da busca de uma certificação reconhecida internacionalmente pelas principais entidades de turismo do mundo.

O doutor e analista ambiental do ICMBio e Cecav do Rio Grande do Norte,Diego de Medeiros Bento em sua riquíssima apresentação com o tema O rico potencial espeleoturístico de Felipe Guerra/RN: como aproveitá-lo de forma segura e sustentável, exibiu em fotos e vídeos as potencialidades existentes no município de Felipe Guerra.

Representando a Federação Portuguesa de Espeleologia (FPE) de Portugal, o português bacharelado em turismo no ramo de Marketing pela Universidade do Algarve (Portugal),o Diretor Técnico das Grutas de Mira de Aire e Vice-Presidente da Associação Internacional de Grutas Turísticas,Nuno Jorge mostrou o trajeto na palestra Grutas de Mira de Aire (Portugal), a evolução de uma vila, do têxtil ao turismo, riqueza que o turismo em cavernas e grutas estar proporcionando um desenvolvimento mais amplos e dessa evolução como vive a rica região de Mira de Aire em Portugal.

Representando o Banco do Nordeste do Brasil, Tales Luan quando veio em substituição ao gerente da Agência de Apodi,Ênio Baracho. Ele apresentou no tema da palestra O Banco do Nordeste como agente impulsionador do turismo e o desenvolvimento sustentável da região, o que a instituição está contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento de várias regiões do Brasil,especificamente em linhas de créditos para o posicionamento do turismo e de outras áreas.

O presidente da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP) e do Pipa Convention & Visitors Bureau,Wanderson Borges mostrou a experiência O Movimento Preserve Pipa e a sua nova dimensão no desenvolvimento econômico e turístico de Tibau do Sul no Rio Grande do Norte.

Representando o SEBRAE/RN, o engenheiro e especialista em licenciamento ambiental e palestrante Jodrian Freitas abordou os diversos temas que envolveu a sua palestra É Preciso Segurança para Ousar.

Ele é Autor do MPE- 9000 – Programa de Apoio à Implementação da ISO 9000 na Micro e Pequena Empresa, Autor do MPE- 14000 – Programa de Apoio à Implementação da ISO 14000 na Micro e Pequena Empresa, adotado pelo SEBRAE-RN,Desenvolveu o Programa SEBRAE Turismo Melhor no RN (2003) e o Selo de Qualidade em Serviços Turísticos do Maranhão (2008).

O encerramento do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer teve como palestrante, a secretária municipal de Turismo de Bonito,Juliane Salvadori,do estado do Mato Grosso do Sul.

Em sua palestra,ela apresentou o case de sucesso,os ensinamentos,os projetos desenvolvidos pela gestão pública municipal de Bonito,além de contar como a cidade tem a sua infraestrutura quando recebeu no ano de 2023 mais de 313 mil turistas, movimentando milhões na economia local.

A palestra Bonito-MS e a sua experiência inovadora no turismo sustentável com visibilidade internacional, foi um dos pontos altos de toda a programação do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer.

A equipe de cerimonial ficou a cargo da coordenação geral do produtor de eventos, Marcondes Silva,contando com a cerimonialista Silvana Silva,Assistente de Cerimonial Izaque Soares,Assistentes Fabiana Ciriassou,Adriely Gabriella,Técnico Renato da Silva e na condução ficou a cargo da mestre de cerimonial,jornalista Leylla Carla e serviço de buffet na organização de Roberto Buffet ,cobertura fotográfica do renomado fotógrafo Canindé Soares e encerramento do cerimonial teve a participação da influenciadora Gessieli Oliveira.

Responsáveis pelo o Núcleo de Unidades de Conservação e Gestora do Monumento Natural Cavernas de Martins/IDEMA, Fabiana Silva Medeiros Ferreira e Daiane Cristina Ferreira Golbert do Núcleo de Unidades de Conservação estiveram representando o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA).

“O Workshop É Preciso Ousar Para Crescer contou com uma programação rica”,disse a subcoordenadora de Qualificação da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte,Kaline Mendonça, que esteve representando a Secretária Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte,Solange Portela.

No intervalo da programação do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer,os palestrantes e participantes foram almoçar o pirão de Banana Verde com galinha caipira,comida típica da culinária do município de Felipe Guerra, no Caverna Pub no bairro histórico da Cidade Baixa.

Já pela Empresa Potiguar de Promoção Turística S.A, Dorgival Macedo representou a EMPROTUR,contando contar com as presenças do Secretário Chefe de Gabinete Civil,Jimmy Canuto, Presidente da ProTurismoRN, Alexandre Dantas, vereador de Apodi,Adailton Targino,Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico,Turismo e Eventos, Adailton Alves de Oliveira, Ex-Secretário de Turismo e Educação,professor Luiz Agnaldo,Empresário do ramo da hotelaria de Felipe Guerra,Fagner Morais e o ex-prefeito de Felipe Guerra,Braz Costa Neto.Fotos:Canindé Soares

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.