Pelo 3° ano consecutivo, famílias apodienses recebem carteiras TEA

Um momento de celebração e inclusão!

Entregamos, pelo 3º ano consecutivo, o Cartão de Identificação para Pessoa com Transtorno de Espectro Autista fortalecendo nosso compromisso com a integração e respeito às pessoas com TEA.

A Lei Municipal 1458/2019, de nossa autoria, é um marco pela busca por um mundo mais inclusivo. Agradeço a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Com o documento em mãos o autista tem prioridade no atendimento e o acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde educação e assistência social, evitando constrangimentos e o acompanhamento de laudos para comprovação da condição, beneficiando o próprio beneficiário e seu acompanhante.

A identificação da pessoa com TEA por quem não tem um contato frequente com o tema é facilitada com a utilização da carteirinha, o desconhecimento da sociedade acerca dos direitos dos autistas afeta diretamente as famílias. Caso o familiar chegar em um lugar que tem uma fila com a placa de prioridade, muitos ainda acreditam que a prioridade é apenas para a pessoa com deficiência física e não intelectual, é fundamental que as pessoas tenham consciência a respeito dos direitos adquiridos pelos autistas, para que haja mais “respeito e empatia por todos”.

A falta de dados sobre o autismo faz com que a gente tenha poucas ou quase inexistentes políticas públicas para esse grupo. Então, o principal benefício da carteirinha é começar a trazer à tona os números reais e dar para os gestores públicos essa noção e esses dados que são tão importantes para que a gente faça políticas públicas mais assertivas.

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.