Patu ganhará Via Sacra com 33 esculturas de concreto

Fotos da esculturas de Nazaré, Bahia (Créditos: Félix Sampaio)

Via Sacra revela uma mística bonita, de compaixão por Jesus e sua mãe, que enfrentaram juntos o caminho do sofrimento, da cruz e da morte. De modo perfeito e heroico, o Senhor aceitou a cruz para redimir e salvar todas as gerações, demonstrando uma profunda obediência ao Santo Pai e um infinito amor à humanidade”. A definição é do renomado artista plástico baiano Félix Sampaio, em seu endereço eletrônico, em referência à Via Sacra de Nazaré, na Bahia, uma das muitas obras do autodidata.

Félix prepara, agora, uma nova série das 14 estações com representações da Paixão de Cristo, dessa vez, especialmente para o município de Patu, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, a 320 quilômetros de Natal. As esculturas serão mais uma atração a incrementar o turismo no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima.

A ideia surgiu do prefeito Rivelino Câmara (MDB), que tomou conhecimento do artista conhecido internacionalmente e fez o convite para levar sua arte sacra até o município.

Em setembro, Sampaio esteve em Patu para conhecer a estrutura do Santuário do Lima e apresentar o projeto. Em outubro iniciou a produção. As 33 esculturas em concreto terão em torno de dois metros de altura, pesarão cerca de 500 quilos cada uma e estão sendo confeccionadas em Salvador. A previsão de conclusão é março. Elas devem ser transportadas por três carretas até Patu, onde o artista e uma equipe de oito pessoas passarão 60 dias montando e finalizando a obra com os acabamentos. Em junho, a novidade deverá ser inaugurada.

Foto: Félix Sampaio

Além disso, o projeto inclui um calçadão na ladeira que dá acesso ao Santuário, com corrimão, e iluminação. Toda a obra está orçada em R$ 1,3 milhão, a ser custeada com recursos próprios do município, segundo o gestor municipal. Só as esculturas são R$ 830 mil.

A Via Sacra inclui as seguintes cenas:

– Jesus condenado à morte

–  Jesus carregando a cruz

– Jesus caindo pela primeira vez

– Jesus encontrando sua mãe

– Simão Cirineu ajudando Jesus

– Verônica limpando o rosto de Jesus

– Segunda queda de Jesus

– Jesus encontrando as mulheres de Jerusalém

– Terceira queda de Jesus

– Jesus despido

– Jesus pregado na cruz

– Jesus morrendo na cruz

– Jesus morto nos braços de sua mãe

– Jesus enterrado.

Santuário do Lima

O Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis é referência em turismo religioso no Rio Grande do Norte. Chegou a ser reconhecido como uma das sete maravilhas do estado, em eleição aberta ao público realizada pelo jornal Diário de Natal, em 2018, que incluiu também a Serra da Barriguda, em Alexandria, o Morro do Careca, o açude Gargalheiras, Forte dos Reis Magos, estádio Frasqueirão e os Apertados, em Currais Novos.

Eu entendo que vai aumentar assustadoramente a movimentação de turistas ao Santuário, que já um Santuário super visitado, a gente tem romaria todos os meses, fora a visitação normal. Para ter ideia, tem romaria que recebe 10 a 15 mil pessoas, e com a implantação dessa via sacra a gente entende que vai somar muito no turismo religioso em Patu”, afirma o chefe do Executivo Municipal.

As principais romarias anuais são a dos Vaqueiros, no mês de março, da Juventude, no mês de Outubro, a festa de Nossa Senhora dos Impossíveis, em novembro e a romaria do Ano Novo, no mês de Dezembro.

Registros apontam o mês de janeiro de 1758 como o início da história do Santuário. Foi quando o comandante do regimento de ordenanças da ribeira do Apodi, coronel Antônio de Lima Abreu Ferreira, fez a doação de terras para a construção da primeira capela de Nossa Senhora dos Impossíveis, no alto da Serra de Patu, que posteriormente ficou conhecida como “Serra do Lima”.

Félix Sampaio

O artista plástico Félix Sampaio trabalha com pintura, esculturas conceituais e sacras, é especialista em ambientação e na construção de rochas artificiais.

É autor de obras espalhadas em todo o Estado da Bahia, em alguns estados brasileiros e em outros países como Portugal, França, Itália e Canadá.

Félix Sampaio já teve sua obra exposta na Feira Internacional no “Carrousel du Louvre” em Paris, um dos eventos de arte mais importantes do calendário europeu.

Recentemente, foi convidado a participar do intercâmbio cultural e exposição de arte Art Across the Americas, no Lee Benson Latin Nettie Colecção Americanos, da Universidade do Texas, em Austin. Nesta exposição, apresentou uma tela da sua série mais recente e foi premiado em 1º lugar.

Dentre suas obras mais expressivas estão O Cristo de Esplanada, situada na cidade de Esplanada, na Bahia, e o monumento Jesus de Nazaré, em Nazaré, no mesmo estado.

Saiba Mais RN

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.