Ceará implanta sistema eletrônico em aulas práticas para motociclistas no Detran

De acordo com o Detran, o número de motos representa quase 50% da frota de todos os veículos do estado.

Uma portaria do Detran Ceará torna obrigatória a implantação do sistema eletrônico de anotação, transmissão e recepção dos relatórios de avaliação elaborados pelos instrutores relativos às aulas práticas de direção veicular na categoria A, ou seja, os motoristas de moto. De acordo com o Detran, o número de motos representa quase 50% da frota de todos os veículos do estado.

Ainda segundo o Detran, mais de 30% do número de acidentes automobilísticos no Ceará envolvem motocicletas, levando, em grande parte dos casos, a acidentes com vítimas graves ou fatais.

De acordo com a Ana Cecília d’Andrea, gerente comercial da Vsoft, empresa que fornece a tecnologia ao Detran Ceará para a otimização do processo, essa é uma grande conquista para que o Detran forme condutores cada vez mais bem preparados para o trânsito, diminuindo portanto o número de acidentes e de mortes. “Com o uso do sistema eletrônico, o instrutor pode ficar muito mais atento a possíveis erros do motorista, e relatar em tempo real ao sistema. Ganha o trânsito e a sociedade”, diz. 

Segundo a portaria, o instrutor de prática de direção veicular deverá elaborar, durante cada aula ou conjunto de aulas de prática de direção veicular, um relatório eletrônico de avaliação do candidato, destinado ao acompanhamento e evolução do processo de aprendizagem.

A portaria que implanta o uso do sistema eletrônico “considera a necessidade de implementar melhorias nos procedimentos de habilitação de condutores de veículos automotores e ciclomotores de duas ou três rodas para execução de atividades previstas na legislação de trânsito”. 

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.