Tendência

Apodi-RN: jovem produtor aposta no cultivo de hortaliças

“Com o incentivo de plantar novas culturas na produção, a meta é ampliar a comercialização“, disse Jeferson.

Em Apodi-RN, desde os 15 anos, Jeferson de Paiva Costa iniciou a produção de hortaliças, hoje com 22 anos, o jovem produtor rural continua inovando e ampliando a produção após o acompanhamento da técnica de campo do SENAR/RN, Tecla Ticiane. A principal hortaliça é o coentro, mas Jeferson está inserindo pimenta de cheiro e pimentão.

Antes de ingressar na Assistência Técnica e Gerencial, Jeferson não fazia anotações sobre a produção, receitas e despesas, somente após a orientação técnica ele iniciou o acompanhamento gerencial. Em dois anos, o produtor conseguiu acesso ao crédito rural que possibilitou a aquisição do sistema de irrigação e de maquinário agrícola para a produção e, com isso, a produção e o lucro dobraram como também teve redução de custos. Fornecendo para o comércio local, o estudante de Agronomia, contou com os pais que o incentivaram, Jeferson também buscou capacitação do SENAR por meio dos cursos oferecidos em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Apodi, como o de Olericultura Básica e o Negócio Certo Rural. “Com o incentivo de plantar novas culturas na produção, a meta é ampliar a comercialização“, disse Jeferson.

“Trabalhamos para dobrar a área de produção e incentivo para adquiri insumos em quantidade maior para diminuir os custos, inserir tecnologia como o sistema de irrigação e a tela de sombreamento, que facilita o desenvolvimento da cultura”, destacou Tecla.

Fonte: CNA Brasil

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.