15 dicas para economizar dinheiro que realmente funcionam

Economizar dinheiro pode ser difícil, ainda mais com a inflação constantemente em alta; veja como mudar isso.

Economizar dinheiro nos dias de hoje pode parecer um grande desafio, mas com as dicas certas, é possível. Caso você precise de ajuda para diversificar sua renda, reduzir suas despesas ou aumentar suas economias, existem maneiras práticas de alcançar seus objetivos financeiros.

Confira maneiras inteligentes e realistas de economizar dinheiro:

  1. Acompanhe suas despesas
    O primeiro passo para economizar mais dinheiro é conhecer seus hábitos de consumo. Registre cada centavo que você gasta ao longo do mês e categorize-o com base no tipo de despesa.

Depois de saber quanto gasta em cada categoria, será fácil identificar áreas para melhorar.

  1. Crie um orçamento
    É difícil evitar gastos excessivos sem um orçamento adequado. Portanto, você deve começar a planejar seu orçamento para evitar gastos excessivos e aumentar suas economias.

Uma regra comum de orçamento é a 50-30-20, onde você destina metade de sua renda para necessidades, 30% para desejos e 20% para suas economias. No entanto, você pode começar com uma taxa de poupança mais baixa ou estabelecer um valor específico de poupança como sua meta.

  1. Corte gastos desnecessários
    Evite desperdiçar dinheiro em produtos ou serviços que não proporcionam valor significativo ao seu dia a dia.

Por exemplo, se você está inscrito em um plano de celular excessivamente caro ou frequentemente come fora, considere explorar alternativas mais baratas para alocar mais fundos para as coisas que realmente importam.

  1. Estabeleça metas
    Encontrar motivação ou acompanhar seu progresso na jornada de economia pode ser difícil sem especificar suas metas. Por isso, é crucial conhecer seus objetivos financeiros de curto e longo prazo.

Ao definir metas, recomendo fortemente usar o modelo SMART, pois é um modelo simples para estruturar objetivos.

  1. Configure uma conta de poupança automática
    Para garantir que você sempre se lembre de reservar dinheiro para suas economias, automatize a transferência de fundos para sua conta de poupança. A maioria das instituições bancárias oferece depósitos diretos automáticos, então você não deve ter problemas para configurar.
  2. Cancele assinaturas desnecessárias
    Crie o hábito de verificar regularmente suas assinaturas e cancelar aquelas que você não usou nos últimos meses. Cancelar assinaturas não utilizadas pode economizar dinheiro sem muito sacrifício, e se você quiser assinar o mesmo serviço novamente, poderá fazer isso facilmente em minutos.
  3. Pague suas dívidas o mais rápido possível
    Quanto mais tempo você levar para pagar suas dívidas, mais dinheiro você colocará nos bolsos dos bancos em vez de suas economias. Considere usar estratégias de pagamento de dívidas, como os métodos Avalanche ou Snowball, para ficar livre de dívidas o mais rápido possível.
  4. Economize qualquer renda inesperada
    Seu orçamento, que normalmente usa apenas sua renda regular, já deve ser suficiente para cobrir suas necessidades e desejos. Portanto, sempre que você receber uma renda inesperada, como presentes em dinheiro de amigos ou ganhos suplementares de bicos, considere alocá-los para fortalecer suas economias.
  5. Compre marcas genéricas
    Na maioria das vezes, itens genéricos em supermercados são tão bons quanto os de marcas conhecidas. Com uma pesquisa adequada, você pode encontrar itens sem marca que são tão saudáveis e saborosos quanto seus produtos de marca preferidos, mas a um preço significativamente mais baixo.
  6. Leve seu almoço
    Comer fora pode ser conveniente, mas está longe de ser uma escolha econômica. Portanto, leve seu almoço o máximo possível para reduzir ainda mais suas despesas com alimentação. Se estiver com pouco tempo, o preparo de refeições permite que você faça vários almoços em uma única ocasião.
  7. Venda qualquer coisa que não precise
    Venda coisas que você não precisa mais para desocupar sua casa e ganhar dinheiro extra. Você pode organizar um bazar ou listar seus itens usados online em plataformas como Facebook Marketplace, Mercado Livre ou OLX.
  8. Use aplicativos de cashback
    Aplicativos de cashback podem ajudá-lo a economizar dinheiro, e muitos se integram automaticamente com seus cartões de débito ou crédito. Assim, você pode se beneficiar de suas recompensas monetárias apenas configurando o aplicativo uma vez.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

  1. Evite compras por impulso
    Um dos maiores erros financeiros que você pode cometer é gastar dinheiro em coisas ou serviços que você não quer ou não precisa. Antes de decidir comprar algo, é um excelente hábito esperar alguns dias.

Use esse período de reflexão para pesquisar o produto e considerar cuidadosamente se vale a pena gastar dinheiro nele.

  1. Reduza suas contas domésticas
    As contas domésticas são inevitáveis, mas você pode reduzir seus gastos mensais, como muitas outras despesas.
    Considere procurar alternativas mais baratas para contas recorrentes, como sua assinatura de internet ou TV a cabo. Já aquelas que são cobradas com base no consumo, por outro lado, devem ser usadas de forma racional.
  2. Use o sistema de orçamento com envelopes
    O sistema de orçamento com envelopes é uma das melhores maneiras de evitar gastos excessivos e economizar mais dinheiro. Ele limita fisicamente quanto dinheiro você pode gastar em categorias específicas de despesas.

A abordagem tradicional desse método de orçamento exige que você use dinheiro físico e envelopes, mas muitos aplicativos agora permitem que você imite esse sistema digitalmente.

Enoch Omololu é o fundador do savvynewcanadians.com, um site de finanças pessoais lido por mais de 19 milhões de pessoas desde 2016. Ele escreve sobre questões financeiras desde 2010 e fui destaque em vários meios de comunicação de finanças.

Reprodução: avilaurbanismo.com.br/

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-money/2024/06/15-dicas-para-economizar-dinheiro-que-realmente-funcionam/?utm_campaign=forbes_daily_-_2406&utm_medium=NewsDaily&utm_source=Social

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.